O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Na obra "Ensaio Sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago metaforiza a imoralidade e o egoísmo do ser humano através de uma epidemia de amaurose que alastra o caos na sociedade ao passo que intensifica problemas antes negligenciados pela cegueira moral. Paralelo a isso, o cenário vivenciado brasileiros frente à ética nacional reproduz a cegueira coletiva de Saramago em um contexto de desconhecimento e decadência de valores sociais com raízes históricas e culturais.


Em primeiro plano, a balalização e o incentivo de atitudes antiéticas desde a infância são fatores culturais que dificultam a construção de uma ética nacional no país. A exemplo disso, a animação norte-americana "Pica-pau", exibida em rede nacional no Brasil, descreve de forma cômica diversas situações nas quais o personagem obtém sucesso através de trapaças e condutas imorais. Tal fator contribui com o fortalecimento do chamado "jeitinho brasileiro" desde o início da construção social do indivíduo, de modo a formar cidadãos cada vez mais egoístas que fazem de ações antiéticas o padrão nacional.


Além disso, para o filósofo grego Sócrates a ética é um saber prático, que reside no conhecimento e a partir do qual o ser humano atinge a excelência. Nesse viés, é visível a ineficiência do sistema educacional brasileiro na construção do conhecimento ético individual e coletivo, explicada principalmente pelo desinteresse dos governantes do país na formação de indivíduos que não reproduzem atitudes antiéticas e cobrem honestidade por parte de seus representantes.


Dado o exposto, torna-se urgente que o Ministério da Educação adote do componente curriular de ética nas escolas brasileiras desde a educação infantil através da elaboração e distribuição de uma cartilha da disciplina, com atividades teóricas e práticas que incentivem a ética individual e coletiva desde o início da formação acadêmica. Deste modo, a ética nacional seria concretizada através da união da ética de cada indivíduo, de forma a livrar o o país da cegueira de Saramago e da formação social baseada em imoralidade e banalização, permitindo o alcance da excelência brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!