O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

No famoso livro ´´E não sobrou nenhum´´, de Agatha Christie, o juiz Wargrave mata inúmeras pessoas que não foram devidamente julgadas pelos seus crimes. A partir dessa atitude antiética de Wargrave, pode-se perceber como o indivíduo perante à ética é falho na literatura, podendo ser, igualmente, na realidade- principalmente brasileira. Com base nessa afirmativa, é possível constatar que a nossa integridade é duvidosa em decorrência da banalização da lei, por parte não só da população, mas também de instâncias altas do poder público.



Em primeira análise, o termo ´´Complexo de vira-lata´´, cunhado por Nelson Rodrigues, pode explicar a causa da falta de integridade da população brasileira, já que colocamo-nos em um espaço de inferioridade em relação ao resto do mundo.Por essa razão, achamos que nenhuma instituição é realmente eficaz no Brasil e, assim, criamos um inconsciente pensamento de que a desonestidade pode ser praticada, pelo fato de vivermos aqui. Logo, o narcisismo às avessas acaba por tornar-se o motivo da banalização da lei, em decorrência da ideia de impunidade rondando os brasileiros de classe média.



Em segunda análise, cargos públicos também não cooperam com o avanço da ética nacional. Essa questão ocorre, uma vez que que muitos políticos estão envolvidos em casos de corrupção. Um grande exemplo é o ex-governador Sérgio Cabral. Ao receber a oferta de propina pelo ex-dono da Delta Engenharia, Fernando Cavendish, Cabral permitiu a participação da empresa na reforma do maracanã. Assim, podemos ver como a integridade falha vem de cargos, os quais deveriam ser modelos para o cidadão brasileiro.



É evidente, portanto, que a ética acaba por se tornar falha. Para que esse impasse seja solucionado, é imprescindível a ação do Ministério da Educação, tendo o intuito de promover palestras em escolas públicas que discutirão a ética como dever socia.Além disso, é necessário que haja uma maior fiscalização do Estado em todas as instituições, principalmente aquelas de matriz política, tendo em vista a essencialidade de uma nação anti corrupta. Com essas condutas, o alcance de da ética será realizado, construindo não só indivíduos mais íntegros, mas também um país cada vez melhor.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!