O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

                                                  Corrupção e hipocrisia


    Segundo o filósofo e político brasileiro Marquês de Maricá, "um povo corrupto não pode tolerar um governo que não seja corrupto". Tal afirmação reforça a realidade do Brasil, que apesar de empregar-se tanto a palavra corrupção e atribui-la diretamente a políticos, tão pouco são discutidos os atos antiéticos do cotidiano de cada indivíduo, e como eles continuam enraizados em nossa cultura popular.   


   Muitos defendem que estes atos aéticos são apenas uma forma criativa e descontraída dos brasileiros de resolver empasses rotineiros. Entretanto, atos como, furar filas, não pagar multas ou até mesmo impostos, o que vai contra a própria constituição vigente, que define não só os diretos, mas também os deveres dos cidadãos, isso, porém, está ligado a falta de consciência crítica e a ideia de impunidade de muitos brasileiros, que defendem o fim da corrupção e a praticam diariamente.


    Bem como, ainda há muitos cidadãos que esperam pelo tão cobiçado, “Brasil, um país do futuro”. Frase popular originária do título de um livro do escritor austríaco Stefan Zweig, que após sua visita à nação a descreveu de forma ufanista. Assim, torna-se cada vez mais numerosa essa visão de esperança desse futuro próspero do Brasil, na qual, entretanto, a população permanece inerte diante de seus atos antiéticos e de sua participação política para a realização desse progresso em nossa sociedade.


    Dessa forma, é coerente afirmar que a resolução de tal problema não será a curto prazo, pois, esse está enraizado em uma distorcida ética nacional. Entretanto, faz-se necessário, que o governo através do Ministério da Educação propague informações sobre a ética nas escolas e mídias sociais, através de palestras, seminários e debates com especialistas sobre o assunto, para que cada cidadão busque ponderar sobre seus atos. De modo a gerar juntamente uma maior compreensão da importância da participação política de cada cidadão, para que se torne realidade o “Brasil, um país do futuro”.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!