use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Tema ENEM 2009

A persistência com a falta de ética na sociedade brasileira é um problema muito presente nos dias atuais. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, várias vítimas fazem-se perante essa questão. Nesse sentido, podemos destacar dois aspectos: leis que não tem ética e a falta de ética em movimentos revolucionários.


Parafraseando o líder do Movimento Sem Terra (MST), Guilherme Boulos, " Tá na lei, mas não é ético", referindo-se, ao auxílio moradia para parlamentares. Baseando-se, na citação de Boulos, percebemos, que essa questão se trata de um processo histórico-cultural na sociedade brasileira. Diante disso, citaremos exemplos, que corroboram essa tese: lei da escravidão; voto feminino proibido; lei da tortura; censura.


Historicamente, a frente popular foi usada como massa de manobra, pela burguesia, nas grandes revoluções, para que a mesma conseguisse seus objetivos. Podemos destacar, em primeiro plano, a Revolução Francesa (1789), na qual, se tinha o interesse da burguêsia em tirar a nobreza poder. Ademais, o povo foi usado com o intuito de colocar terror nos nobres. Bem como, a razão da revolução foi alcança, com a classe nobre saindo do poder e entrando a burguesa. Em segundo plano, cabe mencionar, os movimentos que ocorreram no Brasil em 2016. A classe média alta, tinha vontade de afastar a presidenta, Dilma Rouseff, do poder. Com isso, as classes inferiores foram usadas como massas de manobras. Somando isso, ocorreram diversos protestos no país que acabou culminando com o processo de impeachment.


Infere-se, portanto, que a falta de ética é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao Governo Federal analisar a constituição de 1988, a fim de atenuar medidas que faltem com ética na sociedade brasileira. Ainda cabe a escola explicar o objetivo por trás de grandes revoluções ao longo da história brasileira e mundial, com o intuito de formar jovens mais críticos com os grandes movimentos, como também, buscarem fazer revoluções que visem o que é justo pra toda sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!