O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Remédio Social


Viver em um país internacionalmente conhecido por casos de corrupção generalizada tem como consequência uma sociedade formada por cidadãos céticos e desesperançosos em relação ao presente e futuro. Tal imagem provou ter impacto nos mais variados tipos de relações sociais, independente de cor, credo ou classe social, a impressão é que impera a falta de ética.


É notável o número de casos relatados em que se evidencia certa falta de compromisso em seguir leis, ou mesmo, atitudes moralmente aceitáveis. Situações como essa onde cada um é colocado frente a decisões questionáveis e difíceis são o estopim que tem como resultado expor um povo corrupto em sua essência. Tal mudança de comportamento deve partir da consciência de cada um, seja se mostrando moralmente capaz, seja se colocando no lugar do outro, qualquer pequeno passo em direção a uma vida pautada por atitudes mais ética, já é algo digno.


Além disso, é evidente que atitudes tomadas de forma equivocada sobre algo, têm como origem uma bagagem educacional construída ainda na infância, na educação básica, logo, um maior enfoque social nas ações sobre crianças e adolescente terá como resultado futuro uma geração muito melhor preparada. Aliar a educação aplicada na escola ao bom convívio familiar é a chave do sucesso, por isso se torna mais importante a maior integração possível entre escola e família, seja através de passeios culturais, confraternizações ou reuniões periódicas.


Humildade e autocrítica também se mostram duas das mais importantes características a serem trabalhadas visando melhores resultados sociais, culpar apenas o outro por problemas gerais é algo ineficaz e raso. A veiculação de campanhas, congressos, reuniões e afins, seria uma importante ferramenta social capaz de provocar a conscientização de um grande número de pessoas em um curto intervalo de tempo, com a possibilidade de gerar bons resultados em um curto e médio prazo.


Fica claro, dessa forma, que a autoanálise acerca das atitudes é o primeiro passo a ser seguido com o objetivo de corrigir ou melhorar a relação de cada cidadão para com o país. Por ser algo que afeta a todos de maneira direta, uma consciência conjunta sobre o rumo ético que impera no país, é o caminho a ser tomado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!