O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

"A gente somos inúteis!". Tal verso fora cantarolado inúmeras vezes pelos jovens brasileiros noventistas embalados pela banda Ultraje a rigor. Curiosamente, a inutilidade apontada pelo eu lírico é observada justamente no período democrático que se iniciara posteriormente aos anos de chumbo e luta de milhares de cidadãos durante a ditadura militar.


Por recorte epistemológico, o questionamento simbólico anteriormente citado ganha contornos atuais, e historicamente de Dom Pedro II a Jair Bolsonaro, quanto o posicionamento do indivíduo frente a ética nacional, em foco, pela via de representação governamental em regime republicano-democrático. Isto é, como projetar a ética individual ao todo social? O que fazer depois das "diretas já"?


Nesse passo, são essenciais os pressupostos das lições da literatura machadiana por ótica realista sobre a natureza dos homens, os quais são vistos como ausentes de valores éticos superiores inatos. E aqui, aplicadas as considerações lamarquianas, se faz correta a afirmativa de que apenas com o fortalecimento de espaços públicos para educação e debates gerenciados por profissionais humanistas (filósofos, cientistas políticos, antropólogos etc.) diretamente com população haverá o desenvolvimento de crítica real efetiva pelos governados, em especial, quanto ao tema de corrupção, a qual é permitida pelo estrutura social sistêmica que dá credibilidade aos governantes.


Igualmente, pela medida supracitada potencializado será o respeito aos princípios e direitos fundamentais assegurados na magna carta nacional, como a liberdade de expressão e a participação ativa dos brasileiros na política, conforme disposto nos incisos do artigo quinto da Constituição Federal de 1988.


Diante do exposto, conclusivo se torna que o distanciamento entre a ética individual à coletiva tem tendência inercial a permanência, sendo certo que, tão somente, pela atuação de uma força contrária, esta propriamente Estatal com atuação em campanhas de educação e fomento de vias públicas de debates, a serem mantidas enquanto forem necessárias, do provérbio latino "rebus sic stantibus", para a aproximação do ser indvidual ao ser social.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!