O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

A falta de ética por parte do poder público é um problema percebido e constantemente deixado de lado pelos cidadãos brasileiros. O ato de apenas reclamar, nos dias atuais, tem fortalecido governantes que se beneficiam da zona de conforto existente no cenário nacional.
São frequentes e crescentes as notícias sobre ações antiéticas na política circulando nos meios de comunicação. Apesar disso, o cidadão brasileiro não se indigna além do ato de reclamar, adotando uma postura conformista sem espaços para ideias de soluções. Preferindo ignorar o fato de que a população como um todo determina seus governantes, o indivíduo prefere se livrar de qualquer culpa a partir de generalizações a respeito do resto da sociedade.
Diante da passividade do povo que os elegeu, os representantes políticos se fortalecem cada vez mais. Desde a Grécia Antiga, onde a democracia foi inventada, a existência de uma massa de pessoas capazes de pensar e criticar sempre causou incômodo. Prova disso foi a condenação à morte de Sócrates por incentivar os indivíduos a reverem suas convicções cristalizadas. Na atualidade, sem incômodos e sem massas críticas, os que exercem a política se sentem confortáveis para continuarem a agir com ausência de ética.
Pensar fora da caixa sempre foi uma ação precursora de mudanças. Para isso, a criação de comunidades de debates e reivindicações em bairros, municípios e até em redes sociais se faz necessária. A implementação de maiores cargas horárias de filosofia e sociologia na educação por parte dos governos estaduais e do governo federal deve ser feita e constantemente cobrada pela população, de modo a desenvolver o pensamento crítico em cada cidadão, que se torna consciente da sua capacidade de transformação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!