O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Conivência brasileira perante a corrupção.

O comportamento passional do indivíduo brasileiro perante a toda situação política brasileira é, no mínimo, interessante. A população acostumou-se e tornou-se tolerante à crimes como, por exemplo, corrupção e lavagem de dinheiro, tais atos ilícitos combatidos até com pena de morte em alguns países como China e Indonésia. Mas o que faz o cidadão brasileiro tão conivente com toda essa calamidade?
Immanuel Kant, no século XVIII, já dizia sobre o Homem e a sua constante luta para sair da menoridade. O filósofo alemão deixou claro que o Homem se conforta com situações específicas, mesmo que ruins, pelo fato de ser ou preguiçoso ou medroso para mudá-la. Essas duas características podem explicar tal conivência do brasileiro com toda a corrupção explícita.
O argumento de que todos os políticos são corruptos não é verídico, visto que existem vários candidatos que realmente querem mudar o país. Entretanto, são pessoas novas na política, fazendo que seja necessário um ato de reconhecimento dessas novas figuras públicas partindo dos cidadães brasileiros, o que os tira da zona de conforto, os tira da menoridade.
A falta de patriotismo também é um fator considerável nessa discussão. Não é difícil encontrar brasileiros que não gostam do próprio país. O sonho de muitos é morar no exterior onde "as coisas funcionam" e sair do Brasil. O fenômeno da "fuga de cérebros" é uma confirmação dessa falta de patriotismo. A negligência com a política não é algo de se orgulhar, muitos inflam o peito para falar "não gosto de politica", não sabem em quem votou para deputado federal na ultima eleição e votou para vereador no vizinho pois o mesmo prometeu um emprego.
Em suma, o problema político do país é, relativamente, fácil de se resolver, porém exigirá um esforço de todos para que isso aconteça. Todos querem que a corrupção acabem, mas ninguém quer realmente cobrar o que os políticos estão fazendo, participar de assembleias(mesmo que municipais), averiguar se todas as propostas feitas pelos candidatos estão sendo compridas, se tornar ativo politicamente. A participação da sociedade na política é muito importante visto que estamos em uma democracia, onde, teoricamente, o poder é do povo. Logo com esses pequenos atos e apoio as novas caras da política, o estancamento da sangria(corrupção) finalmente começará a surtir efeito.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!