O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Desde a antiguidade, com o surgimento dos conceitos de moral e ética, os indivíduos foram orientados a agir de forma correta segundo esses princípios e, portanto, a distinguir as boas práticas das más. Assim, situações políticas como a vigente no Brasil, com representações de desvio de caráter por parte dos governantes, causam estranhesa na população. Porém, apesar da grande insatisfação manifestada pela sociedade, poucas atitudes são tomadas na busca por melhorias.
A postura apática dos indivíduos frente aos problemas de falta de ética nesse cenário corrobora para uma despreocupação dos políticos corruptos com relação as suas obrigações morais. Sabendo que a fiscalização é falha e que a sociedade, apesar da revolta, não toma medidas significativas com relação a isso, os governantes permanecem cometendo crimes éticos em maior e menor escala e acabam prejudicando a nação como um todo, que vê o seu dinheiro desaparecer enquanto faltam recursos básicos.
Além disso, as más práticas de pessoas importantes encontram precedente nas próprias condutas populares. Em um cenário de falta de esperança de qualquer melhora, o cidadão se junta aos políticos nas quebras de procedimentos éticos; fato que insere a sociedade como um todo em uma crise ética generalizada, na qual mesmo os inocentes sofrem as consequências das atitudes dos desonestos.
Sendo assim, pode-se concluir que a postura do indivíduo frente à crise de valores é uma postura passiva, que acaba colaborando com o aumento do problema. Para mudar esse cenário é necessária uma fiscalização mais rígida em todos os setores da sociedade, para que as leis sejam devidamente aplicadas. É de fundamental importância, também, a atuação dos movimentos sociais; que devem, através de palestras e passeatas, realizar um trabalho de conscientização da população e de cobrança aos políticos. Só assim o poder realmente emanará do povo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!