O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

Boa tarde Ana Paula, segue aí mais uma redação! Beijos e até a próxima!
Crime inaceitável.
Como dita a Lei 10.097 através do artigo 403: "é proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos". Porém, sabe-se que muitas pessoas burlam essa lei do trabalho infantil.
Com isso, no Brasil, atualmente, cerca de 2,7 milhões de crianças de 5 a 17 anos são submetidas ao trabalho infantil, segundo a pesquisa do IBGE de 2016. Logo, percebe-se que esse dado estagnou ou até cresceu com o passar do tempo, mesmo após o governo - com seus programas sociais - ter tirado 36 milhões de pessoas da miséria, como disse seu portal na Internet em 2015. Então, porque persiste e até se elevou o número de trabalhadores infantis? Quais são as consequências enfrentadas por esses?
O governo pode ter melhorado a vida de seus cidadãos abaixo da linha da pobreza com a ajuda financeira de vários programas sociais que foram criados. Entretanto, o auxílio a essas pessoas permaneceu somente financeiro, não ampararam-nas profissionalmente - instruindo-as a ter uma uma profissão que promova ganho de renda - nem suas crianças foram assistidas, pois os investimentos à educação, no País, são precários, o que não incentiva-as a qualificarem-se para obterem uma promissora carreira profissional. Além disso, as crianças que trabalham perdem, gradativamente, o interesse pela escolarização, elevando os dados da evasão escolar no Brasil. Assim, elas obtêm uma única opção de vida: o trabalho - ilegal e mal remunerado - infantil.
Diante de tudo isso, essa enfadonha realidade só irá modificar-se quando o governo, através de investimentos à educação e à capacitação profissional, torna-las acessíveis para todos, independente da renda familiar. Com isso, a mídia e a própria sociedade devem fiscalizar mais esse ato ilegal, cometido principalmente nas ruas das grandes cidades, e denunciá-lo, pois é facilmente reconhecido quando praticado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!