O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

 De acordo com um levantamento feito pelo IBGE, em 2016, 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos trabalhavam ilegalmente no campo e nas cidades brasileiras. Embora haja o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), infelizmente, o trabalho infantil, ainda tem encontrado terra fértil no território brasileiro. Posteriormente, analisa-se que esse problema tem como etiologia o capitalismo e, consequentemente, agravado pelo silenciamento midiático, a qual emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.


 Em primeiro plano, deve-se abordar o porquê o capitalismo é a razão da existência desse problema. No século XVII, a Primeira Revolução Industrial causou diversos transtornos sociais, mormente, o trabalho infantil. Sinergicamente, adotaram as crianças e os adolescentes neste meio, pois a mão de obra desqualificada era mais barata e viável para época, já que precisavam que as pessoas trabalhassem por uma jornada extensa, chegando a contabilizar 16 horas de serviço. Posteriormente, devido ao expansionismo do capitalismo e da desigualdade social vigente na sociedade contemporânea, muitas crianças vão a procura de trabalho para ajudarem na renda familiar, resultando, muitas vezes, na evasão escolar e até mesmo em futuros problemas de saúde nesses indivíduos, como escoliose, cansaço, depressão e problemas respiratórios.


 Ademais, deve-se salientar que o silenciamento midiático patenteia o trabalho infantil. Segundo o filósofo Foucault, na sociedade pós-moderna muitos temas seriam silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno do trabalho infantil, já que o principal meio de disseminar informações é a mídia. Outrossim, está na omissão judicial brasileira, pois as leis que vigoram o código penal, não tem surtido efeito na atual sociedade, visto que dados contabilizados pelo IBGE, mostram que o trabalho infantil tem crescido demasiadamente, demonstrando a irresponsabilidade da justiça brasileira.


 Portanto, para que haja uma sociedade que respeite o papel social da criança e do adolescente, medidas precisam ser tomadas. Logo, cabe ao Ministério da Justiça criar uma operação nacional com foco nas regiões – Nordeste, Sudeste e Sul -, pois são os locais que apresentam o maior índice desse pecado social. Tais medidas devem ser feitas, por meio de uma assembleia no Senado, afinal, é uma diligência a longo prazo e, consequentemente, anunciará uma das maiores operações contra a exploração infantil brasileira.  Enfim, tal ação tem como finalidade de erradicar o trabalho infantil, sabendo que o lugar de crianças e adolescentes são nas escolas. Sendo assim, compreende-se que através dessa ação governamental, há de se ver uma sociedade melhor

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!