O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

  A Revolução Industrial, ocorrida em meados do século XVII na Inglaterra, foi um movimento que provocou inúmeras transformações sociais as quais usufruímos na atualidade, porém, muitas dessas mudanças tinham como base a mão-de-obra infantil. Paralelamente a isso, o trabalho infantil na realidade brasileira tornou-se um tema assíduo. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e consequências relacionadas a esse triste fenômeno.


  Inicialmente, é possível destacar o principal fator que motiva esse acontecimento no Brasil, a pobreza, uma vez que, em países em desenvolvimento, que é o nosso caso, a quantidade de famílias com baixa renda tem aumentado cada vez mais com o passar do tempo, logo, para suprir as necessidades e complementar a renda da família, crianças e adolescentes adentram mais cedo no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2016, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes já trabalhavam no país. Dessa forma, é inadmissível que, em pleno século XXI, com diversos aparelhos robóticos modernos, ainda haja mão-de-obra infantil.


  Além disso, é possível mencionar os legados que esse melancólico episódio provoca, como, aumento exponencial na evasão de jovens nas escolas e diminuição considerável nos graus de escolaridade, ademais da precarização futuramente de mão-de-obra especializada, consequentemente, mais barata. De acordo com Hobbes, no seu livro "Leviatã", o Estado tem por obrigação garantir o bem-estar do indivíduo na sociedadade; logo, essa problemática estaria infringindo essa teoria conceituada. Com isso, educação e lazer têm sido áreas afetadas com essa problemática, e é de nocividade e nítidez perceber essas consequências e a necessecidade de serem resolvidas. 


  Portanto, é mister que o Estado, representado pelo Ministério da Cidadania juntamente o Ministério da Educução, por meio de verbas governamentais, desenvolva campanhas publicitárias nas redes sociais e nas escolas, para toda a população, com o intuito de enfatizar e evidenciar todos os prejuízos causados pela inserção do trabalho infantil na realidade brasileira atual, de modo que esse impasse não continue sendo frequente na nossa sociedade. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!