O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

   Em Esparta, era comum crianças ao completarem 8 anos, ingressarem no mundo militar, e desde  cedo apresentarem uma responsabilidade social pesada. Por conseguinte, ao longo da história devido a escassez de conflitos bélicos, o trabalho militar deu lugar ao trabalho civil, se incorporando na consciência coletiva como sinônimo de honestidade. Contudo, tal pesamento na atualidade, corroborado pela sociedade e a falta de um respaldo governamental, impossibilta a diminuição do trabalho infantil no Brasil, acarretando vários problemas socias no Brasil.  


  Em primeiro plano, o conceito de " quando mais cedo trabalhar, mais responsável fica" é uma idéia que sempre permeiou a sociedade, como por exemplo Esparta. Todavia, hoje, é sábido que tal conceito, de acordo com o Ministério da Saúde, impede a evolução cognitiva e a capacidade de socialização desse indíviduo, sobretudo, até os 14 anos de idade. Dessa forma, o emprego na primeira fase é totalmente prejudicial ao indíviduo. Entretanto, o conceito de trabalho infantil vinculado a honestidade, está tão vinculado no pensamento coletivo, que a sociedade não só releva, como apoia esse conceito, corroborando para número como da PNAD ( Forúm Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil)cerca de 6% das crianças brasileiras estão no trabalho ao invés da escola.


  Ademais,  seguindo a retórica de Confúcio, filósofo chines, de que " não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros" a tradição envolvendo o ttrabalho infantil, impossibilita a construção de uma sociedade sem esse paradigma social. No entanto, mesmo com a autorgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estado corrobora de forma negativa para esse cenário, uma vez que, a defasagem nas escolas públicas, falta de acesso ao lazer nas periferias e falta de apoio econômico-social torna o trabalho infantil, um ciclo vicioso que vem se perpetuando ao longo da história brasileira. Portanto,por ser uma problemática com responsabilidade do Estado, cabe a ele elucidá-la.


     Em suma, o trabalho infantil sempre esteve presente na sociedade. Por trás dessas lógicas, torna-se fulcral que o Governo Federal por meio do Ministérios da Educação e Cidadania invistam mecanismos de conscientização popular a cerca do tema. Tais mecanismos devem contemplar palestras em escolas com os pais e responsáveis sobre o riscos de trabalho prematuro para desenvolvimento da criança, programas como " menor aprendiz" para adolescentes que que tirem notas boas na escola e queiram aprender uma profissão e investimentos na áreas de lazer e nas escolas por partes do Governo Federal. Tudo isso com objetivo de atenuar as consequências do trabalho infantil no Brasil. Visto que é dever do Estado garantir o bem-estar do cidadão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!