O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

Enem 2006-  O poder de transformação da leitura. ( Contido no PDF da redação de 2005 do enem no site)


Por conta da postura acrítica de muitos, o poder de transformação da leitura vem sendo desvalorizo. Por isso, não restam dúvidas de que a sua concretização requer firmeza de propósito e necessário engajamento coletivo. Afinal, é através da leitura que se pode trazer o espirito crítico que a sociedade precisa para buscar o melhor.


De início cabe destacar a notória fragilidade do entendimento que a leitura é apenas uma obrigação escolar, feita na maioria das vezes de forma mecânica e sem o devido interesse. No bojo dessa perspectiva inconsistente e coloquial, nota-se que o entrave desse dilema é a proliferação de atitudes apáticas, como a fragmentação da leitura. De modo, que só uma parte do texto, da crônica ou do livro deva ser estudado. Logo, enxerga-se a leitura de forma automática e muitas vezes decorativa. Na qual, não traz crescimento, mas sim uma ideia retrograda de aprendizado. Logo, mudar essa realidade não é uma opção, mas uma necessidade.


Além disso, deve-se atentar à gravidade de enorme paradoxo acerca da leitura como forma de transformação: embora reconheçam a sua relevância os setores educacionais não se comprometem com a sua efetivação. Por conta disso, torna-se um círculo vicioso onde o aluno nunca aprende a ler por prazer, mas sempre por necessidade, sem descobrir, portanto, os prazeres que a leitura pode vir a trazer. Logo, o desiquilíbrio entre o país que reconhece a leitura como caminho para a mudança, mas mesmo assim se enquadra em padrões repetitivos que não acrescentam o verdadeiro autoconhecimento.


De fato, apenas pela atuação coesa e engajada pode-se instituir ações acerca da leitura como ferramenta da transformação. Para tanto é necessário que a escola crie projeto com intuito de mostrar a leitura como algo prazeroso. Trazendo para o aluno uma forma de inspiração e conhecimento, baseado no modelo de texto que o agrade. Paralelo, ao apoio da família em reforçar esse costume dentro de casa. Assim, baseado em Maria Mantessori, “a natureza humana precisa da educação para se aprimorar”, e por que não dizer, que a leitura tem papel indispensável nesse aprimoramento.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!