O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

O trabalho infantil é algo facilmente de ser encontrado no Brasil. Crianças são, muitas vezes, obrigadas a trabalhar por causa da situação que sua família vive, e, assim, perdem a melhor fase de suas vidas, a fase onde são ofertadas oportunidades que são deixadas para trás por conta da necessidade do trabalho.
Grande maioria do público infantil que encontra-se trabalhando é obrigado pela sua família e pelo meio precário em que vive a prestar serviços. Passam diversos tipo de necessidade, não possuem moradia adequada, passam fome e possuem uma família inteira para ajudar. A perspectiva de melhora de vida de uma criança dessas é pequena, pois já iniciam sua vida sofrendo exploração e com a falta do básico para ser feliz.
Não é possível que a sociedade não enxergue o que está acontecendo, ela enxerga assim, apenas ignora pois é mais fácil ignorar o sofrimento de outros quando se está vivendo em um mar de rosas, e, como se não bastasse ignorar isso, ainda falam que o trabalho infantil é bom, pois afasta os pequenos das más influências, acontece que essas más influências só existem pois também foram ignoradas no passado.
Não é apenas a sociedade que ignora essa realidade, o governo que carrega uma grande parcela de responsabilidade pelo modo de vida dessas crianças faz muito pouco para mudar isso. Faltam escolas, falta comida, falta infraestrutura e incentivo para que essas crianças estejam no lugar onde devem estar, na escola estudando e em casa brincando, sem passar nenhum tipo de necessidade básica, e, sem dúvidas nenhuma, falta fiscalização e punição dos locais e pessoas que utilizam da mão de obra infantil.
Portanto, o lugar de criança não é trabalhando, e essa é uma realidade que o Brasil precisa urgentemente mudar. A sociedade e seus indivíduos devem ficar mais atentos e não ignorarem o que acontece em seu país, devem promover campanhas contra o trabalho infantil, e quando possível, fornecer as condições necessárias para uma criança ser apenas criança. O governo deve fortalecer as punições para quem usa da criança como trabalhador, deve melhorar as escolas e proporcionar meios para melhora de vida dessas famílias que são obrigadas a sacrificar o futuro de seus pequenos por um prato de comida.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!