O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

Durante a Revolução Industrial o mundo passava por um grande problema com a mão de obra masculina. Sendo assim, foi aderida ao trabalho a mão de obra feminina e infantil. Essas pessoas, trabalhavam em locais insalubres, com péssimas condições e desigualdade salarial , onde muitas vezes ocorria de crianças se acidentarem e perderem membros do corpo, realizando esse tipo de serviço. Atualmente, o trabalho infantil persiste em todo o mundo mesmo sendo proibido, inclusive no Brasil, sendo de suma importância detectá-los e erradicá-los.


Em primeiro plano, pode-se notar que as crianças devem estudar, brincar e ter acesso aos seus direitos básicos e boas condições de vida. Esses direitos não deveriam ser infrigidos e são previstos pela lei número 8069. Entretanto, na realidade dos brasileiros, é notada a utilização do trabalho infantil, nos comércios, em comerciais, na internet, em agências de moda e em vários outros locais. Destacando-se durante a utilização em comerciais que acabam por desenvolver nas crianças que assistem a propaganda, o caráter consumista, sendo assim, os pais acabam por se esfroçarem a fim de comprar tais produtos, em vista do prazer momentâneo de seus filhos. Por conseguinte, isso resulta em questãoes consumistas desde a infância, até o indivído adulto e maiores impactos ambientais com a quantidade de lixo desse descarte.


Em segundo plano, é notável alguns motivos dessa utilização do trabalho infantil, que muitas das vezes acaba por ser devido a quesitos financeiros, fuga de drogas, violência e até mesmo a necessidade de se manter e obter as condições mínimas para a sobrevivência. Visto isso, muitas crianças procuram empregos e algumas dessas terminam por vender alimentos nos sinais de trânsito, sendo expostas a vários riscos. Além disso por terem mais uma responsabilidade, a maioria dessa crianças deixam de estudar, contribuindo para o aumento dos índices de evasão escolar, acarretando em problemas futuros. Analogamente, o mercado trabalhista irá exigir cada vez mais das pessoas e, principalmente ter um bom nível de conhecimento, reduzindo a garantia de um bom emprego posteriormente em sua vida adulta.


Com a finalidade de minimizar os impactos gerados pela utilização do trabalho infantil, caberia ao governo, o auxílio financeiro as famílias necessitadas, a fim de aumentar a renda e não incentivar o trabalho dessas crinças. Deveria também, estimular a presença de todas as crianças nas escolas e continuar com programas como o Jovem Aprendiz, sendo que este, insere as crianças em uma idade mais tardia e mais apta ao mercado trabalhista (aos quatroze anos) e continuação somente mediante notas escolares boas e melhora de desempenho. É necessário, além disso, o emprego da conscientização das pessoas, principalmente os responsáveis, por meio de redes socias e reuniões escolares, a fim de empregarem seus filhos somente em situações extremas. O Ministério da Justiça deve fiscalizar com rigor e punir as empresas que infrigirem a lei, como o objetivo de impedi-las de impregarem esse trabalho. A Segurança Pública Brasileira deve ser reforçada, prioritariamente nos locais de grande participação da população infantil com o objetivo de garantir a segurança de todos.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!