O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

Na sociedade contemporânea, no que se refere ao trabalho infantil, pode-se afirmar que desde a Revolução industrial, que teve início na metade do século XVIII, esse ato vem sendo ocorrência não só com jornada de trabalho extensa, mas também com salários baixíssimos até os dias atuais. Visto que há um aumento de número de crianças que largaram os estudos e vem sendo escravizadas.
Nesse contexto, é importante salientar que o problema está longe de ser solucionado. Tendo em vista que esse fato se evidencia pela família não só apoiar, como também incentivar seus filhos a trabalharem, muitas vezes por não terem condição financeira, como também tentar, por meio do trabalho, afastá-los do mundo do crime.
Além disso, reportagem do G1/Globo de 2014 afirma que o número é crescente de crianças e adolescentes sofrendo com jornada de trabalho extensa, principalmente, na região nordeste, com quase com 50% dos 6 milhões de crianças brasileiras que trabalham e, consequentemente, esquecendo do seu futuro acadêmico.
Sendo assim, como já disse o filósofo Immanuel Kant: o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Desse modo, o governo deve instaurar campanhas midiáticas nos jornais e internet ministrado por professores, psicólogos e pedagogos que discutam esse problema e, principalmente, colocar em ênfase palestras nas escolas para conscientizar os pais e as crianças a importância dos estudos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!