O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

TITULO: Desfrute Exploratório da Infância

Na obra " Capitães de areia " do modernista Jorge Amado, são retratadas as condições ultrajantes em que a criança e o adolescente se submetem para manter seu sustento. Atualmente, em semelhança com o cenário miserável da obra, o aumento preocupante do trabalho infantil na cidade e no campo demonstra-se como firme alternativa para manter financeiramente uma família e sobreviver em situações de escassez e necessidade.
A concentração de pobreza e calamidade nas regiões brasileiras corrobora com a adesão do menor ao trabalho exploratório. Tal fato se fundamenta pois habitualmente famílias que se enquadram nesta situação socioeconômica costumam ter quantidade de membros excedentes para a renda total. Isso impulsiona a necessidade da criança ou adolescente a aceitar qualquer tarefa remunerada vexatória como forma de ajudar nas despesas familiares, como na pesquisa feita pela UNICEF ( Fundo das Nações Unidas para a Infância) onde revela que 50 milhões de crianças e adolescentes trabalham em lixões em troca de R$ 1,00 a R$ 6,00 por dia.
De forma semelhante, a predominância do abandono e mendigagem infantil no meio urbano incita o jovem a privar-se de seus direitos fundamentais de cidadania. Já que sustenta a crença de que se sujeitar a atividades de alta periculosidade ou até mesmo trabalhos ilícitos são as únicas maneiras de sobrevivência e ascensão no quadro social. Visto que sentem necessidade de amparo governamental, onde o mesmo não comporta de infraestrutura necessária para abrigar e suprir o indispensável aos menores.
Cabe ao estado portanto, em parceria com o MTE (Ministério do Trabalho) oferecer o auxílio remunerado ou de subsistência para cada família de baixa renda e abrigos que tenham crianças e adolescentes em seu núcleo. Mediante ao cumprimento feito pelo jovem de determinada carga horária no ambiente escolar e em atividades recreativas dispostas em espaços públicos de cunho informativo sobre os direitos da criança e do adolescente. Otimizando assim, a impressão pessimista deixada pelo modernista ao demonstrar que a educação e a cultura asseguram o desfrute da infância.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!