O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2005

Desde o período colonial a presença infantil nos engenhos para a produção do açúcar era comum, com o passar dos anos, e devido a criação de leis trabalhistas e sociais voltadas para crianças e adolescentes, está prática diminuiu, porém, ainda é presente em muitas famílias, principalmente de classe média baixa.
A falta de orientação para essas familias faz com que não veem que o único caminho para uma condição de vida melhor é a educação. A ausência de políticas públicas voltadas para essa área, como investimentos em escolas de ensino regular e técnico, prejudica na criação de mão de obra especializada e contribui para que os alunos deixem de ir a escola para trabalhar, pois não encontram nela apoio para melhoria de sua vida e de sua família.
Outro ponto importante é a ausência de órgãos fiscalizadores nas empresas, gerando impunidade para os que praticam.
Portanto é imprescindível investimentos destinados a educação, não só para estudantes, mas também para orientação das famílias, principalmente em regiões onde o índice de trabalho infantil é maior, além de multas e fiscalizações mais severas as firmas que praticam esta ilegalidade, só assim a médio e longo prazo será visível a mudança nessa quadro ainda tão presente em nossa sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!