O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2004

Desde a invenção da escrita na Mesopotâmia, passando pelo advento da imprensa de Gutemberg e chegando na era digital o homem vem passando por diversas revoluções comunicacionais. Em diversos momentos, essas mudanças apresentam aspectos positivos e a transmissão de informações é o principal. Entretanto, seja pela manipulação de grupos ou seja pela banalização de certos assuntos, também existem aspectos negativos nessa nova era.


Em primeiro plano, cabe analisar que a maior parte das empresas de comunicação são controladas por empresas privadas. Logo, tendem a se prender aos interesses individuais do proprietário, muitas vezes limitando informações para que seu grupo de leitores pense da mesma form, indo de encontro ao propósito dos meios de comunicação que é informar e não manipular.


Além disso, o homem se prende aao lucro visando enriquecer a qualquer custo. Assim, jornais, revistas, entre outros meios, não se importam em falar e mostrar cenas violentas e que não agregam em nada para a transmissão de informação, uma vez que a população fica tão impressionada que tende a compartilhar esse tipo de matéria, atraindo capital para determinada empresa.


Sendo assim, fica evidente que os aspectos negativos da noa era são uma problemática do século. Para que os abusos sejam evitados é preciso que as escolas incentivem, desde o início, os alunos a pesquisarem, a partir de aulas de informática e até mesmo debates para exporem diferentes dados e opiniões. Ademais, a própria mídia deve conscientizar a população para não compartilharem notícias sensacionalistas, criando portais que apenas informem sem apelar para a emoção. Dessa forma, será possível se manter dentro do propósito da comunicação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!