O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2004

A censura pelas grandes empresas.
Durante a ditadura militar no Brasil, a informação veiculada passava pelo DIP (departamento de Informação e Propaganda) para analisar se era benéfica ao governo vigente. Contudo, a Constituição Cidadã de 1988 garantiu a liberdade de expressão como direito do indivíduo. Embora tal direito esteja outorgado, é preciso analisar até que ponto essa liberdade é vantajosa nos meios de comunicação para não haver abusos.
Acredita-se na liberdade garantida pelo artigo 5º da atual Constituição vigente entretanto a comunicação de massa restringe esse direito. A disseminação de notícias falsas em prol de um grupo ou de um ideal, voltada às minoria, limitando o acesso dessa a diferentes pontos de vistas. Dessa forma, percebe-se que as grandes empresas privadas detém dessa direito em benefício próprio
É importante ressaltar, também, a constante corrida jornalística existente favorecendo os abusos dos meios de comunicação. Como o caso da jovem Eloá em 2008 que foi mantida em cárcere privado pelo ex namorado que teve a exaustiva cobertura de emissoras televisivas, cedendo espaço até para entrevistar o agressor, de modo que ficou como o vilão nacional. Sendo assim, nota-se a mídia cumprindo um papel além do que deveria noticiar em razão do aumento de expectadores.
Fica claro, portanto, que é preciso que não haja abuso dos meios de comunicação para que não instale meios de censura. Cabe ao Poder Executivo criar uma ouvidoria on-line para receber denuncias de notícias falsas e averiguar fontes e referências e solicitando nota específica sobre o caso pelo órgão emissor. E também, ao Ministério da Comunicação (MC) atuar na fiscalização do cumprimento ético e assegurar a integridade do indivíduo por aquilo que é transmitido pelos veículos de comunicação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!