O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

"Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Embora essa frase dita por Lavoisier ter sido aplicada as ciências exatas, ela exemplifica a situação brasileira, onde a desigualdade social e o baixo investimento em educação, se converteram em uma sociedade conflituosa, marcada pela violência. Sob esse prisma, também é notável a ineficácia do sistema de segurança pública, que tem se tornado apenas um instrumento de repressão.
Nesse contexto, é perceptível que países que apresentam pequenos índices de violência, como a Suécia e a Holanda, também possuem um baixíssimo índice de desigualde que aliada a um sistema de edução de qualidade, ajudam a construir esse panorama. Com isso, é possível denotar que o problema da violência, no Brasil, se encontra fixado em raízes bem mais profundas, como da disparidade social e da inéficacia do sistema de ensino, não se limitando à segurança pública.
Além disso, é notável a ineficiência do sistema de segurança pública, no Brasil, o que potencializa os efeitos da violência, fomentando um sentimento de insegurança em parte da população. A partir disso, também pode-se perceber a despreparação dos policiais, que sem treinamento acabam se tornando instrumentos meramente de repressão.
Portanto, a partir desse contexto, fica evidente que a violência, no Brasil, não se deve a um fator, mas sim a uma conjuntura. Com isso, o investimento em políticas como a "Bolsa família", que visam reduzir a desigualde social, e ao mesmo tempo incentivam a permanência nas escolas além do treinamento de policiais, pelo governo federal, se mostram fundamentais para combater essa aparente pandemia no cenário brasileiro,
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!