O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

Muito se discute sobre a violência no Brasil. Ao analisar a sociedade brasileira é possível apontar as principais raízes desse quadro, entre elas podem se destacar a desigualdade social, a negligência e ação violenta do Estado. É necessário então, focar nas causas da violência para então coibi-la.
Quando se pensa em combate à violência e à criminalidade são comuns ideias como o aumento da violência policial e a criação de mais presídios. No entanto, além dessa repressão ferir os direitos humanos e a Constituição Federal ao que se refere a inviolabilidade a vida e a defesa da dignidade da pessoa humana, esta pode incrementar a violência, tornando como principais vítimas as populações marginalizadas. Deve-se lembrar também da precariedade do Sistema Penitenciário, que por descaso dos poderes competentes, ao invés de reiterar os detentos a sociedade acaba funcionando como uma "Escola do Crime" a serviço das grandes facções e organizações criminosas presentes nos próprios presídios.
Dentre os inúmeros motivos que levam a violência no país deve-se destacar a desigualdade social como principal fator e raiz deste problema. Essa restringe o acesso a educação, cultura, oportunidades e inclusão, itens básicos pata uma sociedade justa e igualitária. No entanto, é necessário frisar que o termo "desigualdade" não se refere a pobreza, não é a pobreza que acarreta a criminalidade, é a precariedade nos segmentos de educação, saúde e segurança além da marginalização e a exclusão social as principais vias para a violência.
Em virtude dos argumentos supracitados para coibir o quadro de violência no Brasil é necessário investimento do Estado nas áreas que visam reverter o quadro de desigualdade social, sendo essa o principal fator e via para a criminalidade. Seria então, interessante que o Ministério da Educação atrelado ao Ministério da Cultura investisse na construção de mais escolas e eventos culturais nas áreas mais afetadas pela violência, as periféricas. Seria interessante também que os órgãos militares ao invés de tomarem uma atitude agressiva visasse a segurança dessas áreas. Por fim, com o objetivo de oferecer mais oportunidades que o Ministério do Trabalho investisse em cursos profissionalizantes nas periferias e também, atrelado ao Sistema Penitenciário com o objetivo de reintegrar os presos à sociedade e ao mercado de trabalho.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!