O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

Platão, filósofo grego, afirmou, através do Mito Da Caverna, que a sociedade prefere permanecer alheia ao pensamento crítico e aceitar as ideias e conceitos impostos por um grupo dominante. Assim, defendeu a importância da apreensão filosófica em questões sociais. A reflexão em torno da violência brasileira, que é um reflexo não só da urbanização, mas também da má gestão governamental, encaixa-se nesse cenário.

É importante pontuar que, dentre os inúmeros fatores que colaboram para a permanência da violência, a indevida política para sana-la se destaca. Desde a antiguidade, o método mais usado para resolver crimes e delitos é a repressão do indivíduo, o que, na teoria, ajuda a acabar com os comportamentos inadequados. Contudo, nos diversos livros de história, pode-se observar que até as maneiras mais repressivas de um governo ou de uma monarquia, não suportam a pressão popular por melhorias sociais. Com isso, o caminho para reverter o quadro de instabilidade, visto no Brasil, não são apenas as punições severas, mas também a melhoria na qualidade de vida da população.

Somado a isso, o advento da globalização, em paralelo com as péssimas medidas governamentais, ajudou para a proliferação dos casos violentos no país. Após a Guerra Fria, com a preponderância capitalista, o processo de urbanização intensificou-se, bem como seus efeitos. Diante disso, o maior contato entre diferentes povos, resultaram em conflitos por terras, dinheiro e empregos. Assim sendo, os países que ofereceram tais estruturas para os habitantes, não tiveram tantos problemas, o que não é o caso do Brasil. Mesmo com esse déficit, os políticos visam apenas as reeleições, expondo propostas repressivas aos criminosos, na qual agrada a população que não questiona os melhores métodos para acabar com os casos.

O questionamento filosófico, citado inicialmente, deve se tornar efetivo em conjunto com ações políticas e educacionais. O ministério da educação, deve promover palestras e grupos de discussão, ministradas psicólogos, para alertar as crianças sobre os problemas que a violência trás à sociedade.A final, como disse o matemático Pitágoras, "eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens". Por fim, o Estado, deverá resolver problemas de saneamento básico em favelas e lugares necessitados, oferecer educação de qualidade dentro e fora dos presídios, e a utilização de políticas de estado, que objetivem propostas a longo prazo, a qual e o caso da violência.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!