O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

`` A educação é a arma mais poderosa que você pode escolher para mudar o mundo´´. Essa citação de Nelson Mandela mostra que, com a educação, podemos resolver qualquer problema. Hoje, no Brasil, presenciamos uma violência na sociedade brasileira que cresce de forma exponencial junto com o êxodo rural, que foi iniciado na segunda metade do século XX. Esse cenário antagônico é fruto tanto da desigualdade social quanto da má administração governamental do dinheiro público. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim de resolver esses problemas. 
Em primeira análise, podemos relacionar o êxodo rural com o crescimento da desigualdade social, que afeta diretamente o aumento de violência na sociedade. As pessoas que saem da região rural para os grandes centros urbanos, em grande maioria, carecem de estudo por terem difícil acesso às escolas, e a alta demanda de trabalho especializado gera uma barreira, que aumenta o desemprego, deixando esses trabalhadores à mercê de serviços informais de baixa renda. Assim, aumenta diretamente a violência em busca de sobrevivência.  
Ademais, é imperativo ressaltar que má administração do governo é um fator impactante. Tal governo acredita na crença da repressão e punição desses cidadãos que cometem crimes de violência, crença que pode ser explicada pelo conceito do contratualismo, em que o Estado tem o poder de exercer violência contra violência para que a ordem seja mantida em vigor, em prol da segurança de todos. Esses conceitos podem ser comprovados pelo poder Judiciário que aplicam as leis de repressão e punição aos cidadãos. Desse modo, retardam a resolução do empecilho. 
Assim, com o intuito de combater a violência na sociedade brasileira, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital, que por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em maior investimento na educação  do ensino fundamental ao ensino superior em zonas urbanas e rurais, disponibilizando transporte escolar para todos e auxílios financeiros, e através do Ministério da Justiça, mudar a forma de inclusão das pessoas vítimas da sociedade, que a inserção seja feita de forma que as pessoas saiam especializadas em alguma área de interesse. Dessa forma, aumentará a mão de obra especializada, diminuindo diretamente a desigualdade social, que é o principal gerador de violência em uma sociedade. Assim, aplicaremos diretamente a citação de Nelson Mandela, usando a educação para mudar o mundo. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!