O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

O Brasil, até a década de 1950, foi um país onde o território rural era presente em maior parte das regiões. Com a chegada da industrialização, no qual teve grande força no governo J.K, houve um crescimento rápido e intenso nos meios urbanos devido a procura de melhores condições de vida por parte da população rural. Dessa forma, a oferta de trabalho não conseguiu atender toda a população, gerando o surgimento das periferias e problemas urbanos, aumentando a taxa de violência no país. Este é um problema no qual é refletido até o século XXI, causado principalmente pela ausência do Estado e também pelo tráfico de drogas.
Muitos são os problemas urbanos presentes no cotidiano daqueles que habitam as periferias das cidades brasileiras. A falta de infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação, segurança, áreas de lazer, empregos, entre outros fatores que seriam obrigação do poder público solucionar, acabam gerando revolta e o aumento da violência nas cidades.
Como se não bastasse, o aumento do tráfico de drogas, no qual é visto como uma forma lucrativa pelos traficantes, acabam comprometendo a vida de muitos cidadãos. A venda de drogas ilícitas geram conflitos entre o traficante e consumidor, entre gangues por disputas de territórios de vendas e entre o traficante e policiais. Estes conflitos ocorrem em meio a cidades, locais onde muitas vidas inocentes são perdidas devido a estes casos.
Dessa forma, para diminuir os índices de violência no Brasil, o Estado deve interferir nas regiôes menos favorecidas, principalmente nas periferias das cidades, investindo mais em recursos como educação, saúde e segurança nestes locais. Além disso, ONGs devem atuar com maior intensidade nas regiões periféricas, realizando projetos sociais e culturais, assim, retirando das ruas os indivíduos que estão à margem da criminalidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!