O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

No filme Demolidor, Matt Mudork é um homem que se dedica a combater o crime de duas maneiras: primeiro como advogado, tentando condenar os criminosos, segundo como vigilante que enfrenta e espanca os bandidos que não conseguiu condenar pela lei. Já fora das telas, a violência é uma realidade, as leis são falhas e os delinguentes tomam contam das nossas cidades.Como disse Jean-Paul Sartre:??A violência,seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota ??. Portanto, é necessário mudanças para resolver a questão.
A desigualdade social, a exclusão, drogas e principalmente a falta da educação são causas da violência em nosso país. Por exemplo, muitas crianças que têm condição social baixa e que não tem acesso à educação, optam seguir caminhos errados para ascender socialmente, pois ao se depararem com a grande desigualdade social não há expectativa de ascensão e consequentemente roubar ou traficar é visto como válvula de escape.
Contudo, caminhamos lentamente em direção a uma solução, devido à impunidade em nosso país. Há muitos casos de violência que resultam em homicídios no qual o bandido já havia sido preso e solto, como o caso da mãe que foi morta na frente de sua filha às facadas, no Rio de Janeiro, o homem que cometeu o crime já tinha passagem na polícia e teria tentado esfaquear a ex-companheira. Sem dúvidas, se ele tivesse sido condenado e preso a vida dessa mãe teria sido poupada.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como o filósofo Kant disse: ?? O ser humano é aquilo que a educação faz dela. ?? Por isso, é necessário que a Receita Federal invista uma maior parcela dos impostos na área da educação para que os jovens de aglomerados subnormais possam ter acesso a um ensino de qualidade, para que futuramente eles possam optar por caminhos éticos. O MEC em parceria com a Polícia Militar deve instituir nas escolas palestras ministradas por professores conscientizando e induzindo os alunos a lutar contra a violência, além da parceria escola e família na disseminação da solidariedade, da fraternidade, da convivência, aceitação das diferenças e respeito com o foco de interromper essa cultura violenta. E por fim , é necessário que a justiça brasileira seja mais firme para que os bandidos sejam punidos.Para que assim, seja possível criar, futuramente, um país seguro e pacífico .

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!