O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil é o país com o maior número de assassinatos no mundo, com uma média de 146 homicídios por dia. Essa dado revela uma preocupante realidade de violência no país fundamentada em fatores sociais e com graves consequências. Assim, é necessária a adoção de medidas que alterem esse cenário.
Primeiramente, é possível considerar a desigualdade social como um dos principais motivadores da violência no Brasil. Isso ocorre, pois, parte da população vive sem a garantia de serviços básicos como educação e saúde como consequência da concentração de renda no país. A fim de suprir essa carência negligenciada pelo poder público, alguns indivíduos marginalizados aderem à práticas ilícitas como o tráfico de drogas como meio de ascensão social. Como efeito disso, crianças da periferia que vivem essa realidade crescem almejando uma vida ligada ao crime organizado por enxergarem essa como única opção de melhoria e os índices de violência tendem a aumentar.
Em segundo lugar, a falência do sistema prisional brasileiro também contribui para o aumento da violência. Isso acontece, pois, visto que de acordo com o Anuário de Segurança Pública, faltam mais de 200 mil vagas nos presídios do país, esses ambientes se tornam aliciadores de criminosos. A superlotação das celas onde os presos precisam revezar para dormir, a falta de condições sanitárias e a união de presos por delitos leves com detentos perigosos aumentam a violência interna nas penitenciárias. Como consequência e aliado à ausência de políticas de ressocialização, esse preso retorna à sociedade mais revoltado com esta e sem perspectiva de abandonar a criminalidade, o que expõe a população à ameaças constantes.
Portanto, estratégias visando solucionar o problema da violência no Brasil devem ser propostas. Para isso, cabe ao Poder Público, em parceria com ONG's que atuem nas periferias, oferecer aos cidadãos dessas localidades oportunidades para melhoria na qualidade de vida por maneiras lícitas. Isso pode ser feito por meio de cursos profissionalizantes à jovens e adultos visando uma oportunidade no mercado de trabalho, além do atendimento de saúde dessa população por voluntários e apoio escolar às crianças. Ademais, cabe ao Governo Federal a implantação de políticas que visem recuperar o detento das penitenciárias, por meio de atendimento psicológico, condições de vida humanizadas e capacitação para sua ressocialização.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!