O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

É notório no Brasil o alto grau de violência, há tempos, essa questão assola a população. Maiores investimentos são designados a segurança pública, entretanto, a repressão não soluciona o problema. É preciso agir sobre as origens da problemática, sejam elas o contrabando ou a falta de perspectiva de vida da população de baixa renda.
É preciso considerar, sobretudo, a intensidade do consumo de entorpecentes no Brasil, o qual é a origem da maior parcela de roubos e assassinatos. Nesse sentido, observa-se que o contrabando de armas e drogas intensificam a violência, visto que através dos mesmos, o poder bélico dos criminosos e o tráfico são fortalecidos. No entanto, a criminalidade também é fruto da desigualdade social, haja vista que aqueles que vivem a margem da sociedade não tem perspectiva de vida, enxergando no crime a saída para a ascensão social.
É possível pontuar, ainda, que tal falta de perspectiva é derivada da precária situação da educação no país, maiores incentivos a escolaridade minimizariam a problemática. Além disso, deve-se atentar para o sistema carcerário, o qual, também encontra-se em péssimas condições, de tal forma que, criminosos que são aprisionados, ao saírem não conseguem alcançar a reinserção na sociedade, retornando a praticar crimes.
A fim de minimizar a taxa de violência no país, torna-se necessário, em primeiro lugar, solucionar o desafio de levar educação adequada a população de baixa renda. Desse modo, o Ministério da Educação, deve priorizar investimentos em escolas públicas, proporcionando palestras e matérias como a sociologia, visando esclarecer os jovens sobre a realidade do consumo de entorpecentes e do crime. Ademais, cabe ao Governo Federal, aumentar a fiscalização das fronteiras e investir em políticas públicas que proporcionem a reinserção de criminosos na sociedade. Dessa forma, a violência será gradativamente minimizada no país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!