O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003




Na conjuntura social vigente no país, a violência é um fator que preocupa e aflige todos os integrantes da sociedade. O uso da violência no Brasil se tornou um meio de solução para o descumprimento da lei e para a melhoria de vida de classes que sofrem de desigualdade social, assim gerando medo e receio para cidadãos de bem que vivem nesses dois âmbitos sociais distintos. Tais fatos ocorrem devido ao baixo investimento governamental na educação de base e a compreensão de que violência é um metódo para educação.
Segundo Rosseau filósofo suiço "O homem nasce bom por natureza. A sociedade que o corrompe". Diante deste comentário, é possivel entender que todos os homens são iguais por natureza e que o meio social em que são inseridos os transformam. No Brasil, aqueles que não tem condições financeiras e são considerados classe baixa ou média-baixa, não possuem acesso a uma educação de qualidade e encontram a criminalidade em conjunto com a violência como uma alternativa para obtenção de sucesso e ascensão social, uma vez que a ausência de investimentos governamentais na educação de base faz com que seja muito mais difícil uma evolução social por metódos honestos,legais e passivos.
É válido ressaltar que a violência por diversas vezes é utilizada para educação e repressão de indíviduos que cometem erros ou infringem a lei. Tal conceito é advindo desde a época da escravidão, em que os negros eram agredidos e violentados como forma de castigo por descumprirem as regras e ordens de seus patrões. Este fator se mostra ineficiente, uma vez que tal opressão resulta em revolta e resistência, fazendo com que o ser aprenda que violência é a forma mais adequada para a solução de questões, iniciando um ciclo vicioso de ódio e opressão.
Diante dos argumentos supracitados, é papel do sistema governamental brasileiro investir na educação brasileira por meio de programas sociais que garantam e incentivem os jovens a irem para os âmbitos educacionais, além de cursos profissionalizantes no contra turno das aulas, de modo que os aprendizes tenham atividades ocupacionais durante todo o dia e, que ao fim do seu ensino educacional, possam ser inseridos no mercado de trabalho de maneira direta. Ademais criar leis que induzam os órgãos responsáveis pela segurança de que utilizem a violência como última alternativa com o fito de reduzir a violência instaurada no país e garantir sua segurança e qualidade de vida para todos os constituíntes da sociedade.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!