O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

Investimento Alto, porém imperfeito!
É ponto pacífico que a violência está presente na realidade brasileira, tanto nas grandes metrópoles, quanto nas pequenas cidades do interior. Relativo a esse paronama, muito se tem discutido sobre como mudar a atual situação do Brasil, tendo em vista que apesar dos altos investimentos por parte do governo, os números de casos de latrocínio e atrocidades crescem descontroladamente em nosso país.
Os bilhões de reais gastos com a segurança superam as aplicações em áreas como saúde e educação, tal fenômeno nos leva a pensar se o dinheiro está sendo utilizado de modo oportuno, uma vez que não está apresentando os resultados esperados. A violência, há tempos, está sendo associada, entre outras coisas, como fruto de nossa horrenda desigualdade social, em que jovens, com o fim de ganhar dinheiro, se veem sem oportunidades e são influenciados, por vezes, por um caminho que aparenta ser rápido e prático para saciar a sua vontade.
Convém lembrar ainda que para mudar essa situação que é, no mínimo, preocupante, é necessário não só tratar o efeito, mas principalmente, cuidar da causa, da origem do problema, que se encontra na formação do cidadão e do indivíduo. A frase ?as crianças são o futuro do nosso país? é um clichê famoso, contudo, sua essência transmite, de fato, onde devemos nos concentrar para transformar jovens delinquentes em verdadeiros cidadãos.
Fica evidente, portanto, que a quantidade de aplicações monetárias em áreas inadequadas, é um total desperdício e uma caminhada veloz para o abismo. Ciente disso, o governo deve investir em quadras poliesportivas, atividades educacionais, cursos profissionalizantes, palestras motivacionais gratuitas, entre outros métodos para que não só possamos evitar delitos, mas também, construir uma nação sólida com ética e respeito para com todos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!