O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2003

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", essa frase de Antoine Lavoisier, conhecido como o pai da química, demonstra como os objetos tendem a se transformar. Infelizmente, a violência que era mais frequente no meio urbano, está atingindo todos os lugares e camadas sociais, sendo um mal que todas às cidades enfrentam. Devido ao crescimento das desigualdades sociais, conciliado com a falta de investimentos na educação.
Atualmente, o Brasil vive, assim como o mundo todo, uma elevação dos números na violência, causando uma imagem negativa do país às outras nações, resultado à queda dos números de turistas e, consequentemente, na economia. Uma das causas é a desigualdade social, porque nem todos possuem acesso aos mesmos benefícios e oportunidades de crescimento. Um claro exemplo disso, é a grande quantidade de moradores de rua que vivem nas cidades brasileiras que acabam, na maioria das vezes, se juntando ao crime organizado para ter algum alimento, podendo levar ao mundo das drogas.
Do mesmo modo, a falta de investimentos na educação, que é um dos pilares de uma nação bem desenvolvida, acabam levando muitos jovens despreparados ao mercado de trabalho, aumentando os índices de desemprego. Além do mais, o trabalho infanto-juvenil é um dos principais fatores que afastam os adolescentes do ambiente escolar, na medida que os mesmos necessitam ajudar nas finanças domésticas, não deixando tempo livre para o mesmo possa pensar na sua profissão no futuro, levando a uma baixa perspectiva de vida.
Fica evidente, portanto, que a violência possuí muitas vertentes, mas para atenuar essa situação é necessário que o Estado em conjunto com as ONGs invistam mais em ações afirmativas, como o Bolsa Família e Ciências sem Fronteiras, minimizando as desigualdades sociais. Em outras palavras, a violência é um problema bastante amplo e com várias causas, que só serão sanadas, a longo prazo, com a educação da população e apoio de todos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!