O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2001

Na visão arcadista o homem enxergava a natureza como seu local de fuga para expressar seu sentimento bucólico e viver seu grande amor. Entretanto, sabe-se que na sociedade contemporânea essa perspectiva não se reproduz, analisando diretamente o avanço capitalista onde o meio natural é desvalorizado, uma adversidade com raíz na insipiência humana e que reflete nos governantes os quais menoscabam a questão. Tendo esse exposto, medidas são necessárias para contornar esses obstáculos.


Primeiramente, é certo que o menosprezo ao tema ambiental é um fator histórico e ocorre de forma gradual no decorrer da história. Desde a revolução industrial a comunidade acompanha um intenso avanço tecnológico, no entanto, igualmente foi o impacto no meio ambiente, o qual começa a viver uma urbanização abrupta e inconsequente por parte do homem. Esse cenário persiste com o tempo, e o impasse instala-se na imprudência da população quanto ao assunto, já que o avanço é inevitável.


Nessa vertente, sabe-se o dever do estado com o meio ambiente consoante à Constituição Federal, porém, tal prerrogativa não se reverbera com ênfase na prática. Como exemplo, segundo o IBGE, o Brasil desmata 21 mil km² de floresta anualmente, o que contradiz o compromisso assumido pelo País quanto à redução de gases na atmosfera, já que as plantas absorvem o CO2, diminuindo o efeito estufa. E embora essa problemática seja justificada no setor econômico, é negligente quanto à sustentabilidade.


Portanto, urge que providências atuem sobre os fatos. O Ministério do Meio Ambiente, junto do Ministério da Educação, deve estabelecer nas escolas a educação ambiental, com foco na questão sustentável, onde há equilíbrio entre avanço moderno e valorização do ecossistema, com intuito de formar uma geração mais consciente. Ademais, tais órgãos também devem agir nas mídias promovendo debates na televisão aberta em horário nobre, apresentando as complicações pelo menosprezo da temática, e essa ação deve atingir a população mais adulta e o governo. E somente assim esse contratempo ambiental resolve-se e o aspecto arcadista ganha lugar na modernidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!