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Tema ENEM 2001

Pode-se conceituar sustentabilidade como a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Essa está centrada em três eixos principais que são ambiental, social e econômico. Entretanto, o que percebemos é que grande parte da sociedade e das empresas que a formam não tem consciência dos efeitos que a falta de preservação com o meio ambiente pode trazer para nós no futuro. Entender esse complexo sistema buscando meios de resolver os seus maiores problemas é um primeiro passo para fazermos nosso planeta um local realmente sustentável.
Em primeiro lugar, devemos sempre ter em mente que ser sustentável tem a ver com a conduta consciente dos cidadãos sobre uma perspectiva comportamental. Nesse aspecto, é necessário que o consumo seja feito de forma realmente inteligente, não desperdiçando agua, optando por materiais biodegradáveis, vestuários que não agridam o ambiente e ainda uma alimentação adequada. Por sua vez, documentários como "Cownspiraçy" e "What the health" já alertaram muitas vezes sobre essas questões e sem dúvida alguma constituem um grande passo para aumentar o nível de consciência da sociedade.
Em outro aspecto, é preciso analisar a realidade capitalista em que vivemos. Nela a maximização dos lucros é o principal objetivo, mesmo que isso ocorra às custas da destruição ambiental. Por exemplo, o desastre de Mariana, que ocorreu em 2015, no qual houve o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração. Consequentemente, a falta de leis rígidas para a negligência por parte das empresas sobre os impactos ambientais corrobora para esse tipo de situação e fortalece o viés capitalista de desenvolvimento.
Fica claro, portanto, que medidas enérgicas devem ser tomadas a fim de garantir que haja mais sustentabilidade em nosso planeta. Para isso, o governo através de instituições de meio ambiente deve promover leis mais duras que garantam fiscalização de áreas a serem preservadas, casso isso não ocorra, multas devem ser aplicadas e os responsáveis podem até serem punidos de forma mais grave, ao mesmo tempo incentivos fiscais devem ser dados àqueles que forem socialmente responsáveis. De um outro lado, as escolas podem promover debates sobre o tema partindo de documentários e filmes sobre o mesmo, conscientizando as crianças desde cedo para se ter benefícios a longo prazo. E assim se conseguirá unir desenvolvimento e preservação ambiental não comprometendo as necessidades das gerações futuras.
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