O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2000

Trabalho infantil no Brasil

O trabalho infantil tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente no Brasil, seja nos semáforos, nos lixões, campos, industrias ou até mesmo dentro de casa. Os direitos à educação e à infância são negados para quase três milhões de crianças e adolescentes no país, de acordo com dados recentes do IBGE.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o trabalho infantil reproduz a situação de pobreza e baixa escolaridade na qual os pais dessas crianças estão inseridos, para muitas dessas famílias, escola não é prioridade e nem mesmo uma alternativa, visto que, sobreviver se torna mais importante. Muitos pais acreditam que, pelo fato deles terem trabalho ainda adolescentes e isso ter ajudado na formação do caráter, os filhos tem que passar pela mesma situação.
Dentre os fatores que contribuem com esse cenário, educação com certeza é uma delas, afinal, crianças ricas recebem educação de qualidade para formação da classe burguesa, enquanto isso, crianças pobres muitas vezes de periferia, recebem uma educação na qual saber a leitura e a escrita já são considerados suficiente para formação do individuo, mas não é assim que funciona na pratica. É extremamente complicado sair dessa realidade quando não existe nenhum meio de fiscalização ou até mesmo incentivo.
Diante de tudo que foi exposto, é de extrema importância todos os meios sociais estarem engajados para um melhor bem-estar social. É necessário fiscalização por parte do governo e investimentos na educação, afinal, a base de qualquer individuo depende muito da educação escolar que ele recebeu, seria necessário também um auxilio que cubra ao menos parte das necessidades de família carentes, para que assim, eles possam passar a considerar a escola como uma alternativa viável para as crianças e adolescentes. É de extrema importância o papel da mídia e das ONGS, mostrando o que de fato acontece em locais carentes e visando sempre o estudo como uma alternativa, o segundo tem papel de auxiliar as famílias com baixa escolaridade, explicando detalhadamente o quão fundamental é a infância e a educação que cada vez mais estão sendo roubadas das crianças e adolescente no país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!