O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2000

Embora na CF (Constituição Federal) e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu texto, garantam e normatizem direitos das crianças e do adolescente, como, direito a vida, a saúde, a educação e ao lazer, conjuntamente com direito à profissionalização, à cultura, à dignidade, além de colocá-los a salvo de todo tipo de descriminação. Oque se vê esta muito longe disso.
Não é necessário escolher uma cidade. Em todas nossas cidades, em maior ou menor gráu, existem crianças sendo abusadas, discriminadas ou submetida a algum tipo de trabalho degradante. No nordeste trabalham em carvoarias. No sul e sudeste, em plantações de cana. A região norte mantém crianças e adolescentes no perigoso trabalho de captura de peixes ornamentais. Por todo Brasil s encontramos vendendo algo ao lado de perigosas rodovias. Mais humilhante e degradante ainda, as que são submetidas ao comercio sexual, algumas vezes com a aprovação de pelo menos um dos genitores, conforme demonstrado no programa do SBT na madrugada de Segunda feira, 31 de outubro de 2016.
A criança e o adolescente devem sim ser estimuladas ao trabalho como aprendizado, lidar com finanças para lhes moldar o carater e aprenderem o valor do dinheiro no futuro, sem no entanto esperar e contar como forma de auxilio na renda da família. No entanto, acontece, principalmente nos lares muito pobres que a renda que produzem chegam a ser a segunda, quiçá a primeira fonte de renda da família. Desta forma são comprometidos o futuro e a esperança desses jovens.
Portanto, mais que estar escrito em leis e estatutos. As garantias dos direitos das crianças e adolescente, deve estar inscrito no código moral da sociedade. Nossos cidadãos, devem conhecer esses direitos enquanto ainda no ensino fundamental, oferecido nas escolas formais, tanto públicas quanto privadas, como parte da grade curricular regular. Os pequenos do ensinam fundamental, dos quais tratam essas leis hoje, são os que farão com que sejam cumpridas amanhã. O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. "Emmanuel Kant"
Os governos, federal, estadual e municipal, unidos com a sociedade civil organizada, organizarem projetos que sejam perenes. O governo federal, fornece o dinheiro, os estaduais o planejamento, visto que cada estado do Brasil tem suas características singulares, e os municípios a execução,pois, a criança e o adolescente está no município.
As igrejas fornecendo pessoas e dinheiro, a escola ajudando com espaço e pessoal capacitado, as famílias replicando em casa os ensinamentos obtidos em grandes ações de cultura e diversão, em paz, vão formar uma sociedade que a cada dia, menos precisará de leis, forçando os seus indivíduos a respeitar, tanto as crianças quanto os adolescentes, sem esquecer dos idosos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!