O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2000

A constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu texto, garante diversos direitos às crianças e aos adolescentes.É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Art. 227 da Constituição Federal Brasileira.
No entanto, apesar desses direitos estatuídos e firmados, na prática não é oque se vê. Oque se enxerga ao longe, é que não esta sendo aplicado e com minimas condições que o seja a pequeno e médio prazo, à longo prazo ainda se permite duvidar.
De 1970 quando a população era composta de 94 milhões de brasileiros, até 2014 aumentou em 108 milhões de pessoas a população brasileira, segundo o IBGE em 2014 era de aproximadamente 202 milhões de habitantes. A quantidade de brasileiros que viviam no campo em 1970 era superior, a de 2014. Houve então um êxodo rural em direção às grandes cidades..
O crescimento da população em direção às metrópoles, não foi acompanhado pelo desenvolvimento e crescimento desses aglomerados urbanos, termos de moradias e estrutura de educação. Essa população que fugia do campo, não encontrou nas cidades os empregos com salários condizentes com seus gastos, por falta de qualificação, a pouca estrutura, também não lhe proporcionou essa qualificação, nem à seus filhos.
Então uma população de baixa renda, que não consegue educar e qualificar seus filhos, perpetua a condição em que vivem à margem da sociedade consumidora. Os filhos bombardeados pela midia de consumo, não conseguindo obte-los, são capturados, como força de trabalho pelo crime organizado. O ciclo perverso da violencia se institui, com os jovens aderindo ao crime, que gera a violência.
Aquelas garantias estipuladas pela CF (Constituição Federal) e Pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), não são capazes de serem efetivadas, pois não existe a condição de prestar com qualidade a estrutura de obtenção de um dos direitos que é a educação.
O Governo Federal, tem feito crescer o acesso às faculdades, mas o cidadão chega à universidade sem uma base para seu desenvolvimento acadêmico, portanto a educação de qualidade deve ter inicio no ensino fundamental. Então os cuidados devem ser iniciados com a criação de creches de qualidade, que entreguem o aluno já alfabetizado para o ensino fundamental.
O Governo Estadual que tem acesso ao cadastro da cadeia produtiva, deve se obrigar aos cursos profissionalizantes, trabalhando especificamente no desenvolvimento de seus jovens para às empresas que são criadas no estado. Criando uma estrutura que forneça às empresas o empregado que precisam.
O governo municipal deveria se encarregar a administração das creches, construídas e localizadas próximas aos bairros onde moram os trabalhadores, auxiliando também na construção dos equipamentos comunitários, que deem qualidade de vida aos jovens e às crianças
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!