ENTRAR NA PLATAFORMA
Tema ENEM 1998

Viver e aprender: esses termos, por si sós, já soam interligados, uma vez que o aprendizado e a vida caminham juntos e são direitos incontestáveis de todo brasileiro. Contudo, grande parte dos indivíduos não têm acesso as esferas do conhecimento as quais gostariam de desbravar e contestar, nem as medidas necessárias para uma vida saudável e segura. Nesse sentido, algo deve ser feito para garantir a toda população as chances de viver e aprender ao máximo.


Em primeira análise, menciona-se o descaso estatal responsável pela precariedade nos setores educacionais, de saúde e de segurança no Brasil, os quais induzem, quando há condição financeira, a busca por instituições particulares para que vendam aquilo que seria direito dos cidadãos - como escolas, hospitais, medicamentos - garantindo oportunidades de qualidade pra apenas uma parcela da sociedade.


Em segunda análise , comenta-se como os diversos fatores cujo resultado é a precária educação pública (professores desqualificados, falta de material didático e explicações práticas) dificultam ao aluno a absorção do aprendizado e a contestação daquilo que não acha correto, visto que, para obter muitas teorias ensinar na contemporaneidade, como o Empirismo de Aristóteles e o Heliocentrismo de Nicolau Capénico, concepções antigas foram questionadas e refutadas. Em vista disso, seria necessário formar pessoas indagadoras a fim de evoluir conceitos que influenciem a vida e a sociedade.


Dado o exposto, conclui-se que viver e aprender não são tarefas fáceis na atual realidade do Brasil. Portanto, urge ao Estado, destinar mais recursos aos Ministérios da Educação, Saúde e Segurança, para preservar a vida e o aprendizado. Além disso, o MEC também deve criar plataformas gratificas de ensino digital, para quem busca conhecimento além da sala de aula, sempre priorizando a educação. Dessa maneira, sendo um povo mais contestador, o brasileiro seria hábil para reinvidicar aquilo que lhe desagrada, usufruindo da democracia e da já mencionada capacidade de questionar.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde