ENTRAR NA PLATAFORMA
Tema de Redação: Abandono paterno no Brasil

    O filósofo Jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando-o sobre o caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Análogo a isso, nota-se, no Brasil hodierno, um elevado número de famílias chefiadas por uma mãe solteira, indicando o abandono paterno. Dessa forma, deve-se pautar, na contemporaneidade, os desdobramentos dessa pauta e suas facetas caóticas.


    Em primeiro lugar, é importante discutir as causas dessa problemática. Nesse sentido, a família é o núcleo de socialização primária, na qual o indivíduo aprende valores e normas sociais, segundo a sociologia. Apesar disso, em muitos casos, o pai não se faz presente na formação do indivíduo, gerando uma sobrecarga de trabalho para mães solteiras. Porém, o contrário é muito menos recorrente, visto que na cultura brasileira a mulher era responsável pelo cuidado da casa e pela criação dos filhos, o que, de certa forma, é reproduzido até os dias de hoje.


    Ademais, é válido debater as consequências dessa faceta. Nessa perspectiva, negligências na subsistência material e intelectual da criança podem constituir crime, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, podendo gerar multas ou prisão do responsável. Paralelamente, a ausência paterna na formação da mesma pode gerar uma série de desequilíbrios emocionais, podendo prejudicar a pessoa até mesmo na fase adulta, segundo estudo da UNESP, o que demonstra a gravidade da ausência paterna na formação do indivíduo. Outrossim, é vultoso salientar a importância da presença paterna na criação da criança.


    Portanto, torna-se clara a importância da adoção de medidas para mitigar essa problemática. Para isso, urge que o Governo Federal, junto com o Poder Legislativo e especialistas, crie um projeto que torne a guarda compartilhada uma obrigação, fazendo com que a criança passe uma quantidade de tempo igual com cada um dos pais, maximizando a socialização primária. Sendo assim, isso pode ser aprovado, por meio de um projeto de lei e tem como finalidade o aumento do bem-estar social, o que vai ao encontro da teoria do filósofo francês. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde