ENTRAR NA PLATAFORMA
Tema de Redação: Abandono paterno no Brasil

           A série “ The vampire Diaries”, da emissora CW, mostra como o adolescente Matt Donavan viveu apenas com a mãe, durante toda sua infância e adolescência, após ser abandonado pelo pai. Fora da ficção, a realidade do Brasil hodierno é semelhante ao cenário apresentado no seriado, haja vista que muitos - principalmente as crianças - sofrem com a problemática do abandono paterno, configurando um problema estrutural da sociedade. Nesse contexto, para compreender melhor essa mazela, é necessário analisar as consequências que esse fenômeno traz para as crianças e para a nação como um todo.
        É notório, em uma primeira análise, que o abandono por parte do pai provoca danos no psicológico das crianças. A esse respeito, Vítor José Araújo, mestrando em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento, afirma que a infância é o período no qual ocorre a construção da identidade e da personalidade que determina seus comportamentos futuros. Desse modo, é evidente que a irresponsável ausência da figura paterna nessa fase delicada pode desencadear graves problemas emocionais que serão carregados por toda a vida, afetando negativamente o psicológico das crianças e refletindo-se em ações agressivas e de desrespeito às figuras de autoridade.
         Ademais, observa-se também que a crescente taxa de abandono paterno e sua consequente normalização contribui para reforçar ideias machistas e sexistas no território nacional. Sobre isso, registros históricos do Brasil colonial confirmam que as mulheres eram designadas ao cuidado dos filhos e da casa, pois teriam sido feitas para isso, enquanto os pais passavam meses fora em expedições. Nesse sentido, a cultura do abandono por parte do pai reforça esse nocivo e retrógrado pensamento colonial ao deixarem as mulheres criarem os filhos sozinhas, uma vez que teriam uma predisposição natural. Com isso, há a construção de uma sociedade machista que dificulta a ascensão e empoderamento feminino.
       Em suma, medidas são necessárias para reverter o dramático cenário do abandono paterno presente no Brasil. Logo, a fim de fornecer à sociedade informações e conhecimento de como o abandono parental pode ser nocivo para as crianças e para a comunidade, o Ministério da Saúde, na condição de instituição governamental responsável pelo bem-estar mental e físico da população, deve disseminar as consequências de casos reais na vida das crianças e mães e seus impactos no futuro. Isso ocorrerá por meio de propagandas nas mídias sociais e por parcerias com ONGs de combate ao abandono. Dessa maneira, espera-se que casos como o de Matt Donavan sejam mitigados e as famílias vivam em harmonia.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado