O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema de Redação: Abandono paterno no Brasil

No filme “Planeta do Tesouro”, Jim é um jovem que, ainda na infância, é abandonado pelo pai. Como consequência desse trauma, ele se torna um rapaz conturbado, o que produz impactos negativos em sua relação com o mundo. Paralelamente, no Brasil, muitas crianças crescem sem figuras paternas e, em função disso, padecem de limitações em seu desenvolvimento psicossocial. Destarte, é profícuo analisar tal problemática.


 


Primeiramente, cabe ressaltar que a Constituição Federal de 1988 reconhece a família como unidade básica da vida comunitária. Desse modo, alterações no núcleo familiar acarretam em dificuldades no convívio social. Nesse sentido, a ausência do pai impõe obstáculos não apenas ao desenvolvimento do infante, mas também à vivência regular de outros parentes, ao exemplo de mães solteiras, que devem se dedicar em maior medida a tarefas domésticas. Consequentemente, são gerados empecilhos socioeconômicos, mormente a obtenção de renda, haja vista o tempo reduzido para investimento em especialização e rotina de trabalho, com queda na qualidade de vida dos impactados.


 


Por conseguinte, consoante o sociólogo Emile Durkheim, a sociedade é um organismo vivo que, portanto, depende da harmonia no cotidiano de cada um de seus membros. Assim, a normalização de comportamentos nocivos, como ocorre no caso do abandono parental, deteriora as relações coletivas de modo geral, uma vez que elas se fundamentam na saúde pessoal dos indivíduos que delas participam. Sob essa ótica, segundo o psicanalista Sigmund Freud, o inconsciente humano é prejudicado por episódios traumáticos, que moldam a forma como cada sujeito vê o mundo. Dessa forma, cidadãos influenciados por tais experiências se tornam pouco afeitos à convivência social e estabelecem conexões menos saudáveis com outras pessoas. Em decorrência disso, as más condutas se perpetuam através de gerações, o que contribui, em longo prazo, para a danificação de vínculos interpessoais.


 


Logo, medidas se fazem necessárias para alterar esta situação. Visando a esse objetivo, é mister que o Ministério da Justiça, em parceria com o Ministério da Economia, desenvolva um programa de assistência financeira às famílias prejudicadas pelo abandono paterno e intensifique as punições aos genitores ausentes. Nessa perspectiva, por meio da condenação desses indivíduos à realização de trabalho comunitário, há de se arrecadar fundos para os afetados e desestimular a negligência penalizada, com a finalidade de combater os abalos por ela causados. A partir dessas ações, poder-se-á criar uma sociedade mais justa e nuclearmente estável, na qual todas as crianças serão capazes de se desenvolver plenamente, sem os traumas que atingiram o jovem Jim.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!