use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

Há uma grande discussão acerca das influências das telenovelas atualmente. Tudo que é retratado nelas acaba virando manchete no outro dia, o cabelo da personagem, as vestimentas, as atitudes entre outros. As conversas entre familiares acabam quando começa a novela, o encontro de amigos tem como principal assunto aquilo que é retratado na TV. Crianças apresentam comportamentos inadequados a sua idade, isso também seria reflexo da influência da utilização do meio comunicativo.
Em primeiro plano, é importante destacar que tudo que é passado abertamente vira assunto e, por isso, é utilizado por empresas para vender seus produtos. Não é novidade ver as atrizes lançando coleções de esmalte ou sendo protagonistas de alguma propaganda. Isso gera uma grande rede de troca, voltada a expandir novos produtos e lançar moda. Assim, é perceptível o quanto as pessoas ficam instigadas a comprar algo, levando a crer na real influência desse meio.
Apesar de ser uma narrativa fictícia, a telenovela aborda temáticas presentes no cotidiano da população. Por isso, cria-se um sentimento de identificação por parte daqueles que as assistem. A intervenção desse meio produz efeitos indesejados, já que é comum ver crianças reproduzindo o que vêem nas telas. Outro fator é a criação de um padrão a ser seguido, isso afeta bastante a autoestima de jovens, além de estimular a busca por "um corpo perfeito" ou até mesmo uma "vida perfeita".
Portanto, é necessário medidas para reverter o problema. Que a televisão é um meio influenciador não é novidade, por isso deve utiliza-lo de forma consciente. Pais e responsáveis precisam ficar atentos ao que seus filhos costumam assistir e observar se isso surte algum efeito negativo, assim poderá prevenir buscando profissionais capacitados. Os autores de novela, reconhecendo o seu papel influenciador, devem observar de que forma está sendo passada a sua mensagem e buscar transmiti-la o mais imparcial possível. Desta forma, será possível manter uma relação saudável entre as pessoas e as telenovelas.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!