ENTRAR NA PLATAFORMA
Telenovelas brasileiras como influência social

  Na música da dupla Leandro e Leonardo, é evidenciado que o amor é idealizado e comparado com os de telenovelas no trecho: “O nosso amor, parece até amor de novela”. De maneira análoga, essa forma de entretenimento vai além disto, mas devido à enorme visibilidade, influenciam os brasileiros. Sob tal ótica, o telespectador é induzido ao consumo de itens, ao modo de agir e pensar no decorrer da trama.


  Em primeiro lugar, é válido reconhecer que o sistema capitalista incluso no Brasil manipula indivíduos através de meios de comunicação com grande audiência. Segundo o filósofo Aristóteles, “A vida imita a arte”. Nesse sentido, as telenovelas brasileiras apresentam produtos, principalmente vestuário, que os cidadãos almejam. Logo, as empresas reproduzem peças semelhantes, agradando aos clientes que se inspiram e são influenciados por personagens para o consumo.


   Em segundo lugar, a personalidade que cada indivíduo desenvolve é ligada ao meio em que ela convive, no entanto, muitas pessoas se inspiram em protagonistas ficcionais. Segundo a teoria da tábula rasa de John Locke, "O ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências". Com base nisso, pode-se levar em consideração que as práticas adotadas pelos jovens que assistem telenovelas, são originárias de uma obra fictícia, uma vez que é o que se assiste.


  Portanto, entende-se a necessidade de medidas efetivas ao combate da influência das telenovelas brasileiras. Urge que a Secretaria da Cultura, em parceria com as escolas, criem projetos que inclua palestras, por meio de psicólogos especializados, alertando jovens e adolescentes, sobre o perigo de ser manipulado por um meio de comunicação e, também, instrua escritores de novelas, através da disponibilização de assessoria, para que este entretenimento tenha maior consciência da influência existente e acrescente conteúdo educativos. Isso a fim de que as telenovelas tenham somente influência positivas.   

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde