use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

   Claramente uma manifestação artística, a telenovela é um importante meio de expor problemas sociais, assim como influenciar positivamente a sociedade mudando sua percepção social, comportamento e diferentes maneiras de lhe dar com problemas no país, tais como; homofobia, racismo e a marginalização pessoas que vivem à margem da siciedade.     


     Deve-se pontuar, de início, que a homofobia está entre as principais problemas do país, visto que a cada 23 horas uma pessoas é vítima de tal sentimento. Desse modo deve-se destacar a importância de novelas como "A dona do pedaço", escrita por Walcyr Carrasco, onde uma das atrizes principais era uma transexual e toda a trama buscava expor os infortúnios vividos por essas pessoas devido a sua orientação sexual. Tais como; abandono familiar, rejeição do mercado de trabalho e o medo constante da reação da sociedade.


     Outrossim, é o racismo tema bastante abordado em novelas de grande audiência, desmontando a ideia alimentada durante anos, quando o negro só era visto através de atividades menosprezadas pela sociedade, tal como; empregada doméstica, vendedor ambulante e presidiários, mostrando o negro como inferior ao homem branco, rico e senhor de tudo. "O homem é aquilo que a educação faz dele", partindo do pensamento do autor Imanuel Kant, entende -se, portanto, que esse manifesto artístico é uma forma de educar a população em massa, possibilitando mudança na percepção dos problemas e desmontando as ideias embutidas na sociedade atual.


    Tendo em vista a importância da telenovela para as transformações sociais e impactos nas percepções do público. Faz-se necessário maiores investimentos através do fortalecimento da lei Rouanett, para que seja financiado obras de caráter social, possibilitando que temas como; racismo, homofobia e intolerância sejam abordados com mais frequência nas telenovelas. Dessa maneira, quiçá o país se torne mais consciente dos problemas que permeiam a sociedade, possibilitando que todos lutem por um único ideal: a igualdade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!