use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

As novelas tem um papel bastante interessante na sociedade, isso porque a intenção da mesma é "distrair"o telespectador do seu dia estressante e cansativo, trazendo-lhe um momento de distração. Mesmo quem não gosta das telenovelas acabam assistindo-as uma vez ou outra, pois essa interação é presente, trazendo um capítulo novo a cada dia.
As novelas brasileiras não nasceram no formato atual. A primeira delas, Sua Vida me Pertence, de Walter Forster, transmitida pela TV Tupi de São Paulo, foi exibida com apenas vinte capítulos de 15 minutos de duração, duas vezes por semana, no horário das 20 horas, ao vivo. Ela teve sua estreia em 21 de dezembro de 1951, e seu elenco era composto por atores do calibre de Vida Alves ? a qual se tornaria famosa por protagonizar o primeiro beijo da televisão brasileira ao lado de Walter Forster nesta mesma obra, Lia de Aguiar, Dionísio de Azevedo e Lima Duarte.
Cada novela aborda um contexto diferente, más geralmente apresentam um cotidiano as vezes até mesmo parecido com a vida do povo brasileiro que a assiste. Os assuntos são bem abrangentes, retratam sexualidade, racismo, violência contra mulheres, alcoolismo, dependência química entre outros diversos temas bastante comuns na sociedade e que é um grande problema para a população.
Houve uma crise no meio paulistano, onde novelas que não eram consideradas tão "boas" sofreram com um baixo índice de audiência. No entanto, com a chegada da novela "o outro lado do paraíso" de Walcyr Carrasco, na emissora globo, o número de audiência cresceu constantemente ao decorrer da novela, chegando em 40 pontos, índice que representa 8 milhões de telespectadores somente na Grande São Paulo.
Atualmente os homens também viraram público fieis das telenovelas, não só as mulheres más também eles usam esses dramas como passatempo da tarde ou da noite, trazendo uma enorme audiência e influenciando os autores á escreverem mais e mais histórias para serem exibidas.
No entanto nada é perfeito, algumas pessoas são fáceis de se deixarem influenciar pelo que retrata nas novelas, querendo trazer o que se passa na tela para a vida pessoal, fugindo da sua própria personalidade. Não se pode negar esse fator, ao verem o que se passa na televisão, as pessoas chegam ate á mudar a forma de pensar, de agir e até mesmo a maneira de se vestir, fugindo totalmente do seu pessoal para viver algo que é apenas fantasioso.
Decerto, as pessoas deveriam assistir as novelinhas das emissoras com moderação, não deixando se influenciar pelo que é retratado e nem fugir da sua realidade, tanto que nada disso é existente, é tudo programado para começar e terminar daquele jeito. A vida não é uma novela, cada dia é um dia e só Deus sabe da história de cada ser humano, pegar "exemplos" de uma coisa delineada não vai fazer as pessoas fugirem de seus problemas e nem aumentar a felicidade, simplesmente será algo forçado e falsificado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!