ENTRAR NA PLATAFORMA
Telenovelas brasileiras como influência social
O hábito de ver novelas no final da noite, vem se tornando cada vez mais parte da rotina da população Brasileira. No passado se via com muita frequência as mulheres sentadas em frente a televisão esperando ansiosamente para o início de suas telenovelas. Hoje em dia esse estereótipo praticamente não existe mais, não somente o lado assiste a esses programas, mas sim a família toda. A frequência e o tempo que passam em frente as plataformas digitais pode influenciar em diversos sentidos a vida de quem a assiste, mas será que as novelas podem mudar o comportamento principalmente dos jovens?

Na maioria das vezes sim, existem pessoas que não conseguem separar o mundo ireal com a própria realidade, e muitas vezes acabam copiando o que se passa em uma história trazendo para a vida real, se inspirando em personagens e em culturas diferentes da que elas vivem. De modo que essas ações podem trazer diversas consequências físicas e psicológicas, afetando o cotidiano dessas pessoas, pois na maioria dos casos, a maldade sempre está presente. As novelas são campeãs incontestáveis em questão de audiência no Brasil, superando principalmente o amor de uma nação, o futebol. Estratégias usadas por diversas emissoras são provas de que o aumento de pessoas que assistem novelas só aumentará conforme o tempo, um exemplo é o SBT, que dâ ênfase a novelas infantis, a Record com programas religiosos e a rede globo que se destaca mais no ramo de romances e tragédias.

Destaca-se também o aumento da homossexualide em novelas brasileiras, prova de que o número de homossexuais cresceu muito principalmente depois que a rede globo apresentou "Amor à vida", que gerou um choque em todo o país, depois de mostrar um beijo gay entre dois homens em seu último episódio. Diversos pontos negativos para a sociedade também aparecem constantemente nessas narrativas, como assassinatos, violência( uso de armas, bullying) trafégo de drogas, cenas de sexo sem hora própria e outras atividades negativas que afetam gradativamente as transmissoras televisivas, pois seus enredos influenciam e inspiram as rotinas da população diariamente.

Portanto, o governo junto com a mídia, deveria controlar mais os horários e os assuntos das novelas, visando colocar as que possuem um enredo mais violento em horas mais tardias como a madrugada, a fim de esconder as influências negativas principalmente dos jovens e adolescentes. Adicionar temas de entretenimento e inspiração que provoquem a curiosidade de crianças e adultos fazendo com que as telenovelas saiam desse patamar negativo e que tragam uma melhor inspiração para seus amantes.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde