use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

Ficção versus realidade

Há tempos, tem se tornado comum, após um longo dia de trabalho, na maioria dos casos, sentar-se no sofá e assistir as inúmeras telenovelas disponibilizadas por diferentes emissoras. De fato as novelas atuais têm influenciado na vida dos brasileiros de várias maneiras, desde o pensar ao modo de se vestir.
As teledramaturgias colaboram com o mercado financeiro. Estilos usados por personagens dos enredos são copiados e vendidos por empresas, que visam lucrar alienando os telespectadores a se parecerem com determinada celebridade. Não há problema algum nisto desde que não se torne uma obsessão, por parte do comprador, em ser o que outra pessoa é, porquanto se o objetivo não for alcançado pode trazer frustrações psicológicas a quem desejar ser outrem.
De acordo com a psicóloga Márcia Saar, inúmeros indivíduos se identificam com a história de vida das personagens, mas o problema é querer agir como estes. A telenovela é produzida para transmitir mensagens de variados temas sociais ? diversidade cultural, religiosa, de gênero ? colaborando para o entendimento destes por parte da sociedade, portando, há a necessidade de analisar a obra como um todo, e não uma parte.
A influência das telenovelas é gigante, pois circundam a mídia facilmente e os receptores as têm sem um mínimo de esforço, resultando em mais influenciados. Ao ligar a TV, têm acesso a algo que passaríamos horas lendo. Assim como em um livro que deve ser analisado do início ao fim para compreender a mensagem do autor, a novela também, embora contenha menos detalhes sobre a trama.
Conclui-se que deve-se, ao assistir uma telenovela, analisar o enredo do início ao fim, para que conclusões precipitadas não ocorram. Temos que ter mente que nossa vida não é uma ficção. Quando uma personagem sofre no início e termina feliz, é para mostrar que esta venceu o que lhe foi proposto. No geral, ver-se-á que a obra fala por si só, explicitando uma moral da história e não um modo de viver.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!