ENTRAR NA PLATAFORMA
Telenovelas brasileiras como influência social
Atualmente, as telenovelas exercem uma presença significativa e forte no cotidiano de grande parte da população brasileira. Elas abrangem um público tanto feminino, quanto masculino, que vem crescendo bastante nos últimos tempos. Além disso, abordam temas e fatos do dia a dia do brasileiro, como também, evidencia seu lado influenciador no meio social.
Embora seja apenas dramaturgia e ficção, as novelas retratam, muitas vezes, a realidade enfrentada pelos brasileiros: são abordados temas como o alcoolismo, prostituição, homofobia, violência e demais outros em pauta. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? IBGE, em uma pesquisa realizada em 2016, a televisão estava presente em 97,1% dos domicílios apontados, ao que se infere, ser ainda um meio preferido dos brasileiros de se entreterem e informarem.
Apesar dos benefícios supracitados, as novelas conseguem exercer grande influência sobre as pessoas. As cenas de violência e sexo geram grandes debates e discussões, pois geralmente são exibidos em canais onde estão sujeitos à exposição para um público de faixa etária inadequada. Em seus primeiros anos de vida, a criança passa por um desenvolvimento e crescimento cognitivo, emocional, físico, social e educativo, por isso a aprendizagem de um conteúdo impróprio e televisionado pode influenciar negativamente esse processo.
Portanto, é certo concordar que as novelas têm papel influenciador no meio social, seja na forma de pensar, de se vestir e até mesmo de agir. Por isso, se torna importante uma rigorosa supervisão dos pais em relação ao conteúdo que os filhos assistem e se torna viável buscar novas formas de entretenimento, especialmente, mais saudáveis.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde