ENTRAR NA PLATAFORMA
Telenovelas brasileiras como influência social
Na saga de livros Harry Potter, o "Profeta Diário" é o jornal do mundo bruxo, o qual em alguns casos acaba sendo utilizado para influenciar no que os leitores devem acreditar. No Brasil, usufruir dos meios de comunicação para um bem próprio não é novidade, com o sucesso das telenovelas, esse grande influenciador social se tornou um alvo para propagar alienação na população e tal quadro precisa ser resolvido.
Uma das medidas instaladas no país pela Era Vargas foi a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), no qual todo conteúdo midiático passava pelo órgão com o propósito de divulgar somente o que era favorável para o governo. A partir da década de 1950, a televisão passou a ser um item importantíssimo na casa dos brasileiros, com isso, as novelas surgem como entretenimento da população. Contudo, há um debate sobre o quão alienável se torna o indivíduo que utiliza de tal arte, porém deve-se considerar a culpabilidade de quem tira proveito das produções para divulgar conteúdo alienável.
Na obra "O Capital", o sociólogo Karl Marx critica a sociedade industrial capitalista por desenvolver um modo de trabalho alienado que desumaniza as pessoas. Neste sentido, é válido lembrar que, sem senso crítico o ser humano não consegue impor sua capacidade de retirar-se dos meios que buscam torná-lo um "zumbi" da sociedade, ou seja, ter os pensamentos influenciados pelos veículos de comunicação não é algo bom para a vida das pessoas.
Dessa forma, é necessário uma solução ser imposta pelos Ministérios da Cultura e da Educação, com apoio das emissoras de televisão, para desenvolver na grade televisiva e nas escolas públicas e privadas, uma programação de "Conteúdo Consciente". Na qual, alunos e familiares participarão de debates, workshops e palestras com filósofos, criadores de conteúdo e produtores de televisão, com o propósito de desenvolver um senso crítico apurado e entender como funciona o processo da criação de audiovisual. E o Senado tem que elaborar uma aplicação de multas por danos morais aos envolvidos em programas de cunho alienador, para que após essas medidas serem aplicadas, as telenovelas e qualquer outro meio de entretenimento sejam utilizados somente por fins artísticos, para o lazer diário da população.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde