ENTRAR NA PLATAFORMA
Telenovelas brasileiras como influência social
É de conhecimento geral que as telenovelas brasileiras possuem um número alto de telespectadores que acompanham diariamente uma história fictícia. No entanto, muitos dos que assistem às novelas acabam sendo influenciados de alguma forma por determinado personagem, além de ficarem envolvidos de tal forma à trama que, de certo modo, tornam-se alienados.
Segundo a psicóloga Márcia Saar, as telenovelas podem influenciar os seus telespectadores pois prendem a atenção de quem as acompanha, visto que a história contada pelos atores, por mais que seja fictícia, reflete emoção, sensações e pode retratar cenas que condizem com a realidade. Em consequência disso, é possível notar que muitos personagens de novelas são tidos como referência de moda, ditam padrões de beleza e até mesmo comportamentais.
É possível mencionar também que, muitos telespectadores confundem a ficção com a realidade tornando-se pessoas alienadas e que, na maioria das vezes, deixam de realizar suas tarefas para assistir as telenovelas. Isso acontece pois a maioria dos que acompanham diariamente as novelas idealizam que a história retratada é mais interessante que a própria realidade.
Sendo assim, é necessário que todos tenham a capacidade de distinguir a ficção da realidade para que não se tornem pessoas alienadas e influenciáveis. Portanto, seria interessante que as emissoras ampliassem o enunciado mostrado ao final das novelas que afirma que o conteúdo exibido é fictício para melhor entendimento dos telespectadores.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde